Avaliaçäo "in vitro" da influência de um selante de superfície na infiltraçäo marginal e defeitos superficiais de restauraçöes Classe V com resina composta

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo do autor foi avaliar a influência do selante de superfície "Fortify" (BISCO), no controle da infiltraçäo marginal, e sobre os defeitos estruturais superficiais, de restauraçöes Classe V com resina composta, relacionando com o tipo de adesivo dentinário utilizado, por meio de infiltraçäo de corante e de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foram utilizados quarenta dentes humanos. Todos os dentes receberam duas cavidades Classe V, uma na face vestibular e outra na face lingual ou palatina, com margens em esmalte e cemento.

Os dentes foram separados em quatro grupos e restaurados com:

Grupo 1 - adesivo dentinário Scotchbond Multi-Purpose (3M) + resina composta Durafil (KULZER). Grupo 2 - igual ao grupo 1 + Fortify. Grupo 3 - adesivo dentinário Scotchbond 2 (3M) + resina composta Durafil. Grupo 4 - igual ao grupo 3 + Fortify. Após restaurados os dentes foram termociclados, imersos em soluçäo de Nitrato de Prata a 50 por cento, incluídos em resina epoxi e seccionados. Dois avaliadores calibrados avaliaram a infiltraçäo marginal com uma lupa. As irregularidades superficiais e as interfaces dente/restauraçäo foram observadas em MEV. Os resultados foram tratados estatisticamente por ANOVA, pelos testes Kruskal-Wallis e Mann-Witney.

Baseado nos resultados o autor concluiu que:

o selante de superfície reduziu a infiltraçäo marginal e os defeitos superficiais da resina composta e que o adesivo Scotchbond Multi-Purpose, foi estatisticamente mais eficiente que Scotchbond 2 nas margens de cemento e igual nas de esmalte

More related