Metodologia para determinaçäo de acetonido de triancinolona e dipropionato de betametasona associados ao ácido salicílico
Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
O ácido salicílico (AS) associado ao acetonido de triancinolona (TA) em soluçäo e também em associaçäo com o dipropionato de betametasona (DB) em pomada e soluçäo, foram determinados por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Em ambos os métodos, empregou-se coluna Lichrospher R 100 RP-18 (5micram) em LichroCART R (125-4), temperatura ambiente e detecçäo UV-254 nm. O TA, como princípio ativo único em pomada de uso oral, foi determinado por espectrofotometria derivada de primeira ordem (ED) e por CLAE. O método ED é efetuado a 274 nm, DeltaLambda=4 nm e velocidade de varredura de 300nm/min. Os métodos cromatográficos foram padronizados utilizando as condiçöes descritas acima e , fase móvel (1) acetonitrila-água (35:65) e (2) metanol-água-ác. acético 96 por cento (55:44:1), pH 3,0. Os métodos proposto foram comparados estatísticamente e mostraram ser perfeitamente compatíveis.