Estudo da prevalência da infecçäo canina de Leishmaniose Tegumentar Americana em área de transmissäo por Lutzomyia intermedia na Regiäo Sudeste do Brasil
Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Investiga a ocorrência de infecçäo natural por Leishmania em cäes domésticos (Canis familiaris) procurando reavaliar o papel epidemiológico como reservatórios do agente para o homem. No período de um ano (1994-1995), foram estudados duzentos e noventa e dois cäes, em duas etapas, através de exame clínico e teste cutâneo (TC), imunofluorescência indireta (IFI) em eluato e no soro total. No primeiro estudo (piloto) foram examinados 170 cäes com soroprevalência ao eluato de 12,94 por cento (fêmeas 31,7 por cento e machos 18,7 por cento); e 29,6 por cento de positividade (induraçäo > 5mm) em 27 submetidos a teste cutâneo. No segundo estudo, de 122 cäes examinados 5 (4,1 por cento) reagiram ao eluato (4 machos e 1 fêmea entre 2 e 4 anos de idade), 8 (6,5 por cento) apresentaram no soro total títulos iguais ou maiores de 1:40; o teste cutâneo (avaliado após 48 horas) foi positivo em 70 cäes (61,9 por cento). A morbidade mostrou-se variável no tempo, provavelmente devido à adoçäo de medidas profiláticas baseadas na aplicaçäo de inseticidas residuais nas habitaçöes e anexos, adotadas em 1994, interrompendo a transmissäo de Leishmania.