Prevençäo da AIDS: conhecimentos e conduta profissional de cirurgiöes-dentistas dos setores público e privado do município de Säo Paulo

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Identifica conhecimentos sobre a AIDS e sua prevençäo e verifica a conduta profissional preventiva em relaçäo à AIDS, entre cirurgiöes-dentistas na Zona Norte do Município de Säo Paulo. A amostra intencional foi integrada por 150 cirurgiöes-dentistas. Como instrumento de medida utilizou-se um questionário estruturado com base em estudo exploratório. Os resultados revelaram serem os cirurgiöes-dentistas detentores de conhecimentos sobre a AIDS. Quase 100,0 por cento dos entrevistados declararam conhecer os modos de transmissäo, medidas preventivas em consultório e as manifestaçöes bucais associadas à infecçäo elo vírus da AIDS. Contudo, 60,0 por cento dos cirurgiöes-dentistas demonstraram dúvidas quanto à via de disseminaçäo no organismo. A variável sexo näo influiu no conhecimento sobre a AIDS. A maioria dos respondentes com menor tempo de formatura e experiência em consultório mostraram mais conhecimento. Embora revelassem conhecimentos sobre as normas e procedimentos corretos para a prevençäo da transmissäo do HIV no consultório, a conduta profissional nem sempre foi adequada.

More related