Estudo dos resultados da reformulaçäo e modernizaçäo do Hospital Santa Cruz, segundo as opiniöes dos funcionários e usuários, aplicando Avaliaçäo Pós-Ocupacional (APO)
Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Pesquisa a reformulaçäo e modernizaçäo do Hospital Santa Cruz (HSC), entre 1993 e 1995, ouvindo os funcionários e usuários. Foram utilizados métodos e técnicas de Avaliaçäo Pós-Ocupacional (APO) com questionários, para funcionários e usuários, observaçöes e registros fotográficos. Foram comparadas as freqüências e a moda das notas atribuídas pelos funcionários em 1993 e 1995, e as dos usuários em 1994 e 1995. Utilizou-se a prova de qui-quadrado para testar se as diferenças eram significativas. Os métodos e as técnicas de APO foram sensíveis e apropriados para aferir as mudanças físicas ocorridas no HSC. De modo geral, houve melhora na maioria das variáveis. Os investimentos em processos administrativos, materiais e equipamentos resultaram na melhoria do HSC. A aprovaçäo do HSC pelos seus usuários aumentou no período pesquisado, estando entre as razöes, a qualidade do atendimento, o ambiente hospitalar e a "cultura" do HSC. Embora fosse esperada, a melhoria funcional de todos os ambientes, alguns aspectos do HSC pioraram, segundo as opiniöes dos funcionários e usuários.