Febre purpúrica brasileira: uma contribuiçäo aos conhecimentos clínicos e epidemiológicos de uma doença recém identificada

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Descreve os aspectos epidemiológicos da febre purpúrica brasileira, desde o surgimento dos primeiros casos, em 1984, em Promissäo, Estado de Säo Paulo, Brasil.

Foram registrados 277 casos distribuídos no Brasil em cinco Estados:

Säo Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Fora do Brasil, dois casos foram relatados na Austrália. Cerca de 89 por cento dos casos ocorreram em crianças de até cinco anos de idade. A letalidade foi de 38 por cento. Estima-se o período de incubaçäo médio de 15 dias. O quadro inicial se caracteriza por conjuntivite e febre. O agente etiológico é a bactéria Haemophilus influenzae biogrupo aegyptius, clone invasivo, tendo sido isolado de sangue, liquor, lesäo hemorrágica de pele, secreçäo de conjuntiva e de orofaringe em 1986, de pacientes no Estado de Säo Paulo. Os estudos moleculares identificaram características diferentes das descritas até entäo para o Haemophilus aegyptius isolado de surtos de conjuntivite.

More related