Somatizaçöes cardíacas: estudo epidemiológico de pacientes atendidos nos ambulatórios de cardiologia do PAM-Centro de Cuiabá, no período de janeiro de 1995

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Há grande desacordo no meio médico, quanto ao conceito operaciolnalizaçäo ao diagnóstico de somatizaçäo, em especial entre as näo psiquiátricas. Para muitos médicos o termo somatizaçäo näo significa categoria diagnóstica e sim uma denominaçäo para a ignorância médica. Mas a realidade se impöe; há uma prevalência ambulatorial de cerca de 15 por cento de pacientes com queixas corporais, para as quais näo se encontra substrato anatomopatológico.

Na grande maioria das vezes as queixas säo:

dor toráxica (96,4 por cento), dispnéia 82,1 por cento), palpitaçöes (82,1 por cento), tonteira (78,5 por cento) e debilidade (64,2 por cento). Outros sintomas ocorrem e, na nossa série, observamos um sinal objetivo: manchas cutâneas vinhosas migratórias. Este síndrome clínico está inserido no grupo F45 da Classificaçäo Internacional de Doenças da Organizaçäo Mundial de Saúde, CID-10, dos transtornos somatoformes, e o seu diagnóstico é firmado pela presença de pelo menos 12 (para os homens) e 14 (para as mulheres) numa lista de 37 sintomas que compöe o CIDI, uma entrevista estruturada seguindo normas da CID-10 e do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders da Associaçäo Americana de Psiquiatria, a DSM-III. Trabalhos recentes têm advogado um critério diagnóstico mais liberal, proposto icialmente por Escobar e cols: o número mínimo de sintomas requeridos reduzem-se para 4 e 6, respectivamente nos homens e mulheres. Corroba a utilidade desse critério encurtado, uma vez que o mesmo reflete em boa medida o que se chama de somatizaçäo cardíaca na prática clínica cardiológica. Frente a ela a concordância do diagnóstico dos cardiologistas, medida pelo índice Kappa, aumentou de 9 por cento para 60 por cento, quando comparado com critério de diagnóstico mais rígido, näo encurtado. Compara várias características dos somatizadores, classificados segundo os critérios de Escobar. Verificou-se a associaçäo significativa do síndrome com o sexo feminino, corroborada por extensa literatura sobre somatizaçäo. Houve também uma associaçäo significativa fronteiriça (pv=0,05) com a presença de dificuldades ou insatisfaçöes, medida pelo questionário de problemas sociais de Corney & Clare.

More related