Cimento de ionômero de vidro tipo II: estudo "in vitro" - influência do acabamento e polimento na rugosidade superficial
Publication year: 1988
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
O autor estudou "in vitro" o efeito de vários métodos (TM: controle, permanece a superfície deixada pela tira de poliester; VKB: acabamento e polimento com pontas diamantadas de grana fina + pontas diamantadas de grana ultra fina + ponta de borracha; VKS: acabamento e polimento com pontas diamantadas de grana fina + pontas diamantadas de grana ultra fina; e SL: acabamento e polimento com o sistema Sof lex) sobre a superfície de 80 corpos de prova com idades de 24 horas e 7 dias, confeccionadas com um cimento de ionômero de vidro anidro de tipo II (Ceram Fil). As superfícies foram analisadas por um rugosimetro que forneceu o resultado numérico da rugosidade superficial de cada corpo de prova. Foram fotografadas com um microscópio de epi-iluminaçäo algumas das superfícies tratadas, o que permitiu identificar suas irregularidades. A análise estatística dos resultados obtidos pela rugosimetria superficial näo indicou diferença entre efetuar o acabamento e polimento com 24 horas ou 7 dias após a manipulaçäo do cimento de ionômero de vidro. A melhor superfície dos corpos de prova foi obtida pelo método TM (controle), seguida pelos métodos SL e VKB, resultando como pior superfície e deixada pelo método VKS.