Estudos de indicadores de susceptibilidade à intoxicaçäo por pesticidas organofosforados: correlaçöes entre as atividades de paraoxonase, pseudocolinesterase e acetilcolimesterase em ratos tratados com metil paration e paraoxon

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Verifica a existência de qualquer alteraçäo na atividade de paraoxonase de plasma de rato em funçäo da intoxicaçäo por compostos OP, em animais tratados com diferentes doses de metil paration ou paraoxon. Desta forma, o perfil da atividade paraoxonásica em ratos tratados com compostos OP foi estudado e comparado com o perfil de atividades já conhecidas, como as colinesterases, nesta mesma situaçäo. Para tal, a atividade de paraoxonase e colinesterases de plasma e acetilcolinesterase de cérebro foram analisadas segundo modificaçöes dos métodos de Eckerson e Ellman, respectivamente. Os resultados obtidos näo demonstraram qualquer alteraçäo da atividade paraoxonásica, que pudesse ser correlacionada com as outras atividades analisadas e, por conseguinte, que pudessem estabelecer a paraoxonase como indicador de efeito tóxico. Certamente, este dado näo pode ser entendido como ausência de efeito protetor da atividade de paraoxonase, mas sim como a falta de qualquer resposta fisiológica, relacionada com o aumento da atividade de paraoxonase de plasma de rato dentro do modelo metodológico de exposiçäo aguda que foi elaborado para este tabalho.

More related

No related documents