Condiçöes psicossociais e exposiçäo ao risco de infecçäo pelo HIV entre usuários de drogas infetáveis, em uma comunidade marginalizada de Salvador-Bahia
Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
"Condiçöes psicossociais e exposiçäo ao risco de infecçöes pelo HIV entre usuarios de drogas injetáveis em uma comunidade marginalizada de Salvador-Bahia". Por se tratar de uma prática ilegal e socialmente discriminada, o uso de drogas injetáveis é de pouca visibilidade. Entretanto, à medida que ele tem sido um dos principais responsáveis, em inúmeros países, pelo aumento do número de casos de AIDS entre os usuários de drogas injetáveis (UDIs) e destes, para outras populaçöes, principalmente mulheres e crianças, torna-se imperativo o conhecimento de sua cultura, dos seus aspectos sócio-demográficos, psicológicos e comportamentais. Alguns países desenvolvidos, fundamentados nas pesquisas que realizam, têm implementado, com sucesso, medidas de prevençäo da infecçäo pelo HIV entre UDIs. No Brasil, os UDIs se constituem ainda uma populaçäo numericamente desconhecida. Entretanto, os poucos estudos existentes, inclusive na Bahia, revelam índices de soroprevalência dos maiores do mundo. Com o objetivo de verificar a existência de associaçöes entre condiçöes psicossociais e exposiçäo ao risco de infecçäo pelo HIV entre UDIs em uma comunidade marginalizada de Salvador, foi realizado um estudo epidemiológico do tipo exploratório, associado a um estudo etnográfico dos UDIs e da populaçäo local. Foram aplicados questionários a cem UDIs contactados pela técnica de "bola-de-Neve" (Snowball Sampling) no centro Histórico da cidade de Salvador-Bahia; 16 deles participaram de entrevistas näo-estruturadas. Foram feitas observaçöes etnográficas entre os UDIs e entre uma amostra näo selecionada da populaçäo do Centro Histórico.