Avaliaçäo in vitro do uso de gases refrigerantes na adaptaçäo do cone de guta-percha mestre junto ao batente apical do canal radicular

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo desse trabalho foi verificar, em relaçäo ao batente apical do canal radicular, a adapataçäo do cone de guta-percha mestre segundo as condiçöes de temperatura ambiente e temperatura resfriada. Como agente de resfriamento dos cones fez-se uso dos gases diclorodifluorometano e tetrafluoretano.

A análise radiográfica dos espécimes nos sentidos VL e MD e as diferenças em milímetros encontradas entre o vértice do cone mestre e o batente do canal permitiram observar que:

na vista VL, os cones Beutelrock, Diadent e Dentsply, testados na condiçäo resfriada, apresentaram estatisticamente melhor grau de adaptaçäo do que os cones da marca Odahcam, testados na temperatura ambiente; todas as demais comparaçöes entre a adaptaçäo dos cones foram estatisticamente näo-significantes; uma pequena porcentagem dos cones (10 por cento) adaptaram-se totalmente ao batente apical do canal; e, apesar de os resultados estatísticos demonstrarem que na temperatura resfriada a melhora na adaptaçäo ocorreu somente em relaçäo aos cones Odahcam, as diferenças em milímetros entre o vértice do cone mestre e o batente do canal foram menores (84 por cento) quando o cone mestre foi testado na temperatura resfriada

More related