Tratamento do tumor de células gigantes nas extremidades distal do fêmur e proximal da tíbia: curetagem, cauterizaçäo pela eletrotermia e enxerto ósseo autólogo

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Säo Paulo. Departamento de Cirurgia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Em estudo retrospectivo, selecionamos 23 pacientes com tumor de células gigantes (TCG) na regiäo do joelho que foram submetidos a tratamento cirúrgico pela técnica de curetagem, cauterizaçäo por eletrotermia e enxerto ósseo autólogo objetivando avaliar a eficácia desta técnica bem como estabelecer parâmetros para a sua indicaçäo. A técnica utilizada possibilitou bons resultados oncológicos em 96 por cento dos pacientes e boa funçäo articular em 83 por cento dos casos, em seguimento médio pós-operatório de quatro anos e um mês. Pelas avaliaçöes radiográficas, constatamos que 52 por cento dos pacientes evoluíram sem qualquer deformidade, e o tempo médio de incorporaçäo do enxerto foi de seis meses e meio.

Parâmetros radiogr ficos estatisticamente significativos para a indicaçäo cirúrgica foram:

(a) volume aproximado do tmor; (b) presença de comprometimento da cortical; (c) porcentagem afetada do diâmetro da epífise na incidência de perfil e (d) distância entre o limite da lesäo e a superfície articular. O acometimento de duas ou mais faces da cortical constituiu parâmetro estatisticamente mais importante do que o próprio volume aproximado do tumor para prognosticar o aparecimento de deformidade, após o tratamento com curetagem e, portanto, para indicaçäo do tipo de cirurgia.

More related