Criança hospitalizada por maus-tratos: o cuidado e o significado das vivências de cuidadores de enfermagem

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Mestrado em Assistência de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Esta investigaçäo foi realizada com o propósito de desvelar o cuidado e o significado das vivências de profissionais da equipe de enfermagem como cuidadores de crianças hospitalizadas por maus-tratos. O locus de estudo foi o Hospital da Criança Santo António (HCSA), em Porto Alegre, e os participantes da pesquisa constituíram-se em número de dez profissionais de enfremagem, incluindo enfermeiras e auxiliares de enfermagem. A abordagem qualitativa com ênfase na fenomenologia de Merleau-Ponty foi analisada pelo método fenomenológico proposto por GIORGI (1988) e COMIOTTO (1992).

A investigaçäo desvelou quatro essências fenomenológicas:

1ª) O cuidador: um ser em constante devir; 2ª) O despertar para a compreensäo do fenómeno maus-tratos; 3ª) O processo de cuidar: a urgência; 4ª) O cuidado ressignificando o viver. A consistência dessa investigaçäo foi revelada nos encontros dialógicos através dos significados expressados sobre o cuidado à criança hospitalizada por manus-tratos pelos profissionais de enfermagem. As essências evidenciaram, além da profundidade dessas vivências, a postura dos cuidadores de enfermagem, suas aprendizagens, suas reflexöes sobre o tema e suas significaçöes como seres humanos - cuidadores, construindo-se ao construir a sua própria história.

More related