Uma abordagem sócio-humanista para um "modo de fazer" o trabalho de enfermagem

Publication year: 1996
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduaçäo em Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este estudo tem origem nas inquietaçöes e questionamentos advindos da dicotomia do binómio teoria/prática e da necessidade concreta de repensar o modo de realizar o trabalho da enfermagem. O Hospital Universitário, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), foi o local escolhido para a realizaçäo da pesquisa, uma vez que é nesta instituiçäo que exerço minhas atividades docente-assistenciais, e é ali que consigo vivenciar, concretamente, essa necessidade de articulaçäo entre o pensado (utopia/idealizado) e o vivido (práxis). Assim, na perspectiva de aprofundar as questöes específicas do traalho da enfermagem como prática social, coletiva, organizada para estar a serviço do homem, foi desenvolvido um instrumento metodológico apropriado ao exercício da prática de assistência de enfermagem, em um processo de construçäo coletiva, com representaçäo do pessoal de enfermagem de diversas unidades do HU.

Este estudo foi desenvolvido em quatro etapas:

uma preliminar, iniciando reflexöes e discussöes com o grupo de representantes, através das questöes: (1) o que os profissionais "pensam" estar "errado" na atual sistemática de trabalho? (2) se há algo "errado", qual seria, entäo, o "certo"? (3) o "certo" pode vir a ser construçäo? (4) se T possível, como proceder para atingi-lo? Estas questöes, aparentemente de cunho absolutista, na verdade buscaram revelar representaçöes do imaginário profissional, com base na possibilidade discriminativa do pensamento entre o estado atual e o dever ser, pelo contraste entre o npo aceito e o projeto (utopia). Oferecem, ainda, a possibilidade da refleçäo sobre um projeto e sua real potencialidade de realizar-se em dadas condiçöes concretas. A transitoriedaade do "atual" T a mesma do "projeto", constituindo-se base filosófica de qualquer processo de construçäo cujo horizonte seja coletivo. A proposta agrupou representantes do Centro Cirurgico, Ambulatório, Emergência, Unidade de Tratamento Intensivo, Unidade de Tratamento Dialítico, Unidade de Internaçäo Cirúrgica II, Unidade de Clínica Médica Masculina I e II, Unidade de Clínica Médica Feminina, Unidade de Internaçäo Pediátrica, Unidade de Internaçäo Ginecológica, representante da Comissäo de Educaçäo em Serviço e professores do Departamento de Enfermagem. Os encontros do grupo assim formado foram semanais, a partir de uma agenda prévia, durante o período entre agosto de 1994 e dezembro de 1995, num total de 46 (quarenta e seis)...

More related