O ser com câncer: uma experiência em família

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Santa Catarina. Rede de Pós-Graduaçäo em Enfermagem da Regiäo Sul to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Este estudo, permeado pelo interacionismo simbólico, teve seu ponto de partida na necessidadde da autora em buscar uma resposta para o seguinte questionamento: Como os familiares convivem com a experiência do diagnóstico de câncer de um de seus membros? Para desvelar esta indagaçäo, traçou-se como objetivo central, buscar o entendimento da experiência da família, de conviver com o diagnóstico de câncer de um de seus membros. Mais especificamente pretendeu-se descrever a vivência da família e o significado da doença para os seus integrantes. É um estudo exploratório de campo, de natureza qualitativa, realizado por uma enfermeira, num hospital geral da cidade de Pelotas e no domicílio dos familiares. A coleta de dados foi desenvolvida no período de julho de 1995 a janeiro de 1996, através da observaçäo participante que tem como referencial a sistemática proposta por Leininger (1991). Foram usados, também, recursos como entrevistas abertas e consultas a documentaçäo hospitalar. Para analisar os dados utilizou-se a etnociência, método preconizado por Leininger (1985). Foi possível compreender, após interpretaçäo, que esta trajetória foi constituida de seis momentos distintos que se interelacionam, quais sejam: A busca de um diagnóstico: gerando a dúvida e a incerteza; Confirmando o diagnóstico: o dilema entre revelar ou manter segredo; Percebendo a doença: criando significados; Buscando um caminho para a manutençäo da vida: o resgate da esperança; A recidiva: o ir e o vir; Compasso de espera: a morte.

Ainda emerge estudo do um novo capítulo denominado:

Fragmentos de uma história familiar, uma reflexäo da autora, pontuando alguns aspectos da vivência familiar frente à problemática do câncer em um dos seus membros. Por fim, a autora revê seu fazer profissional frente à família, tecendo algumas consideraçöes sobre a temática pesquisada.

More related