Situaçäo da fluoretaçao de águas de abastecimento público no estado de Säo Paulo

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Constituindo-se no maior problema de saúde bucal no Brasil, a cárie dentária atingia níveis bastante altos no país, quando de seu único levantamento de âmbito nacional, realizado em 1986. Uma análise de estudos de prevalência, realizados posteriormente em diversas cidades no Estado de Säo Paulo, mostram que os resultados näo säo diferentes da média nacional, com exceçäo daqueles locais em que as águas de abastecimento säo fluoretadas. Nestes, os níveis de cárie säo muito menores, com padräo de reduçäo da doença semelhante aos estudos realizados em diversos países, e taxas de prevalência comparáveis às de países desenvolvidos em que existem programas preventivos, estrutura de serviços e condiçäo de vida mais favoráveis, comprovando a força do método. As principais teorias sobre o processo de cárie demonstraram a importância do flúor na prevençäo da doença e a adequaçäo deste método, por atuar em todas as faixas etárias, com grande alcance e baixo custo. Com a obrigatoriedade legal da fluoretaçäo completando 20 anos, este trabalho tem por objeto a identificaçäo, através de dados oficiais, do alcance desta medida no Estado de Säo Paulo. Para tal, foram utilziadas seis diferentes fontes oficiais de informaçäo. A principal constituiu-se de pesquisa conduzida pela autora, através da SES/SP. As demais fontes foram utilizadas sempre para checagem e confirmaçäo dos dados. Foram obtidos resultados de 625 municípios, com resultados confirmados por pelo menos duas fontes.

As variáveis analisadas foram agrupadas em seis itens:

1) municípios - de acordo com regiäo geográfica, administrativa e tamanho; 2) populaçäo total, abastecida pela rede, e beneficiada com fluoretaçäo de água; 3) companhia de abastecimento; 4) presença de flúor e tipo de fonte; 5) existência de vigilância sanitária dos teores de flúor; 6) tempo de fluoretaçäo, e tipo de composto utilizado. Os resultados indicam o alcance da fluoretaçäo, da ordem de 431 municípios, com 79,3 por cento da populaçäo total e 91,8 por cento da populaçäo que recebe água através da rede pública de abastecimento sendo beneficiada pelo método. Os municípios säo servidos pela SABESP - 330 ou 19,8 milhöes hab. - companhias autônomas - 289 ou 10,7 milhöes hab. -, e mistas - 6 ou 3,1 milhöes hab. Apenas 32 municípios possuem vigilância sanitária dos teores, cobrindo 11,9 milhöes hab, incluindo a capital neste grupo...

More related