Aglutininas anti-leptospira em soros humanos do Estado do Piauí, com particular referência aos aspectos ocupacionais, 1994 a 1996

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Foi investigada através de inquérito sorológico a provável associaçäo entre a infecçäo humana por diferentes sorotipos de Leptospira interrogans e a exposiçäo ao agente em diferentes grupos ocupacionais, entre trabalhadores urbanos e rurais do estado do Piauí e a provável correlaçäo entre prevalência e precipitaçÝo pluviométrica e as condiçöes de saneamento ambiental. Foi estudada a relaçäo entre outros fatores climáticos (temperatura e cobertura vegetal) e a infecçäo. Foram colhidas amostras de soro sangüíneo de pessoas aparentemente expostas, por motivo de atividade, confrontadas com amostras obtidas de pessoas aparentemente näo expostas (grupo controle), no período de maio de 1994 a setembro de 1996; submetidas à prova de microtécnica da soroaglutinaçäo microscópica aplicada à leptospirose. Observou-se associaçäo significante entre a prevalência e o exercício de atividades de risco mas näo entre a exposiçäo às condiçöes de saneamento ambiental e a infecçäo.

As atividades de risco identificadas foram:

bovinocultura (de corte e de leite), equideocultura, suinocultura, abate animal e agricultura. A maior prevalência foi encontrada na regiäo de Parnaíba (litoral) e a menor em Säo Joäo do Piauí. Dentre os sorotipos saprófitas, mais freqüente foi patoc e dentre os patogênicos, hardjo e dentre as categorias, a que apresentou risco mais elevado foi equideocultura. Observou-se correlaçäo entre prevalência e a precipitaçäo pluviométrica.

More related