Meningites purulentas na regiäo de Campinas-SP: estudo epidemiológico e clínico dos casos ocorridos no período de 1989 a 1991
Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Este estudo descreve as características epidemiológicas e clínicas das meningites purulenas notificadas na regiäo de Campinas-SP (n=1.202) e das notificadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da UNICAMP (n=365) no período de 1989 a 1991. Aproximadamente 18 por cento dos pacientes com meningite purulenta notificados na regiäo e 35 por cento dos notificados pelo NVE/HC-UNICAMP foram precedentes de outros SUDS-R fora de Campinas. O atendimento dos casos autóctones da regiäo foi bastante heterogêneo, com alguns centros absorvendo a totalidade da demanda de municípios vizinhos. Metade dos casos näo tiveram a etiologia da doença definida, traduzindo problemas de ordem diversa: dificuldades na investigaçäo diagnóstica, imprecisäo dos critérios de definiçäo de caso e uso indiscriminado de antimicrobianos. No período analisado, a etiologia meningocócica prevaleceu sobre as demais. Porém ressalta-se o grande número de casos de meningite por H.influenzae em crianças menores de um ano e a importância crescente do pneumococo nas faixas etárias mais elevadas. Os episódios de meningite purulenta ocorridos nos pacientes atendidos no HC foram classificados como meningite nosocomialk (n=50) e comunitária (n-315). Seis por cento dos pacientes com infecçäo comunitária referiram mais de um episódio de meningite purulenta, sendo que metade destes apresentavam..