Aspectos citológicos e bioquímicos dos derrames pleurais em pacientes portadores de neoplasias

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Com o objetivo de avaliar os aspectos citológicos e bioquímicos dos derrames pleurais em pacientes portadores de neoplasias, estudou-se 92 pacientes com diagnóstico de neoplasia e que apresentavam derrame pleural.

Os pacientes foram divididos em dois grupos:

com carcinomatose pleural (grupo 1) e pacientes sem envolvimento pleural (grupo 2) pela neoplasia.

Todas as amostras foram analisadas de acordo com a seguinte rotina:

contagens global e diferencial de células (câmara hemocitométrica de Newbauer e análise do sedimento obtido por citocentrifugaçäo e corado pela técnica de May-Grunwald), dosagens de glicose (reaçäo de glicose-oxidase), proteína (reaçäo de Biureto) e determinaçäo da atividade da desidrogenase láctica (através da reduçäo do lactato a piruvato em teste UV-optmizado a 37oC). A prevalência de carcinomatose pleural em nossa casuística foi de 40,2 por cento, sendo que os tumores que mais frequentemente a apresentaram foram: pulmäo (46 por cento), mama (22 por cento), tumores ginecológicos (16 por cento), linfomas (8 por cento) e outros tumores (8 por cento). Como..

More related

No related documents