Influência do binômio diabete e gravidez na atividade endócrina do pâncreas materno e fetal: estudo experimental em ratas
Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:
A gravidez é modelo natural de análise da reserva funcional do pâncreas materno. O pâncreas normal responde a este estímulo fisiológico com hiperatividade. Na falta de reserva funcional adequada, manifesta-se o diabete gestacional ou exacerba-se o diabete clínico. A glicose, elevada no meio intrauterino, é responsável por efeitos deletéricos no feto e no recém-nascido. As características morfológicas do pâncreas endócrino dos recém-nascidos indicam hiperatividade e säo semelhantes no diabete moderado e grave. O diabete moderado é modelo de macrossomia e o grave determina retardo de crescimento intra-uterino. É necessário esclarecer as causas destes desvios do crescimento fetal. Objetivos- Analisar a atividade endócrina-pancreática materna e fetal na associaçäo diabete e prenhez. Relacionar a funçäo do pâncreas endócrino fetal com os desvios do crescimento intra-uterino. Animais- Ratas Wistar jovens, näo-diabéticas e com diabete moderado e grave, näo-prenhez de 18 e 21 dias com seus respectivos recém-nascidos. Material de Estudo- Pâncreas endócrino, amostras de sangue de ratas e recém-nascidos e peso corpóreo fetal no 18§e 21§ dias da prenhez. Determinaçöes- Avaliaçöes morfológicas, morfométricas, imunohistoquímicas e bioquímicas do pâncreas endócrino materno e fetal. Avaliaçöes do peso fetal.