Corrosäo clínica e laboratorial de ligas de cobre-alumínio

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A pesquisa teve a finalidade de estudar a corrosäo de ligas a base de cobre-alumínio, comparativamente a uma liga de níquel-cromo, em laboratório e clinicamente.

Os meios de corrosäo foram:

saliva artificial; coca cola; NaCl a 0,9 (por cento); Na²S a 1 (por cento). Pequenos blocos de liga polidos eram suspensos dentro das soluçöes. A corrosäo foi observada até 4 meses e com repolimento por mais 2 meses. Na pequisa clínica pequenos blocos de ligas foram embutidos em dentaduras.

Os locais de ensaio foram:

em contato com a mucosa; projeçäo para o meio bucal; auto-limpeza; no fundo desses corpos de prova, que era o sem auto-limpeza.

Os resultados permitiram concluir que:

a liga de níquel-cromo apresentou ótima resistencia à corrosäo, inclusive nenhuma no meio sulfídrico e, clinicamente apenas discreta mesmo no local de sem auto-limpeza, as ligas a base de cobre-alumínio sofreram corrosäo em todos os meios, chegando à desagregaçäo no meio sulfídrico; clinicamente as ligas de cobre-alumínio em local de auto-limpeza apresentaram uma corrosäo näo täo alta, mas, no local sem auto-limpeza, a corrosäo observada foi bastante alta

More related