Estudo da Leishmaniose cutânea difusa (LCD) no estado do Maranhäo-Brasil: avaliaçäo terapêutica e correlaçäo do perfil imunológico entre pacientes e seus familiares

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Leishmaniose cutânea difusa (LCD) no estado do Maranhâo, Brasil: Avaliaçäo terapêutica e correlaçäo do perfil imunológico dos pacientes com seus familiares. Foi realizado um estudo retrospectivo da LCD no estado do Maranhäo, a partir da década de 1960, época em que foi descrito o primeiro caso de doenças no Estado. Discute-se aspectos clínicos, epidemiológicos e evolutivos dos pacientes, assim como avaliaçäo terapêutica de todos os medicamentos até entäo utilizados. Relata-se, os resultados obtidos com a utilizaçäo dos ensaios terapêuticos a base de: antimoniato-N-metilglucamina, (Meglumina Antimoniato)+Interferon Gama (IFN-y) humano recombimante e posteriormente terapêutica a base do aminoglicosídeo sulfato de aminosidina (Gabbromicina©). A estes ensaios foram submetidos 5 pacientes com diagnóstico clínico laboratorial de LCD, internados no Hospital dos Servidores do Estado do Maranhäo (HSE/MA), sendo quatro do sexo masculino. Os pacientes apresentavam tempo de doença variável de 4 a 17 anos. As referidas medicaçöes foram introduzidas em funçäo das frequentes recidivas das lesöes ocorridas nos pacientes, e a possibilidade de sucesso terapêutico citado em literatura. Os resultados obtidos mostraram ser os esquemas utilizados eficazes no que diz respeito à cura clínica (2 pacientes) e melhora das lesöes em 3 pacientes. Näo foram evidenciados efeitos colaterais considerados graves, sendo reversíveis após suspensäo das drogas, quando do término de cada esquema terapêutico. Em relaçäo a distribuiçäo espectral da doença, inclui-se pacientes na forma polar ou anérgica (3 pacientes) e subpolar (2 pacientes). No que diz respeito a reaçäo em cadeia de polimerase (PCR) para citocinas realizadas antes, durante e após os ensaios terapêuticos notou-se que: No dia 0 do ensaio terapêutico a base de SB +INF-y observous-se ausência de expressäo para mRNA-INF-y em todos os pacientes e presença de mRNA-IL-2 embora com variaçöes na intensidade entre os mesmos. Quatro dos cinco pacientes apresentaram alta expressäo de mRNA para IL-4, enquanto que todos exibiram mRNA para IL-10. Após a terapêutica, coinccidindo com a melhora ou cicatrizaçäo das lesöes, ocorreu expressäo de mRNA-IFN-y e ausência de mRNA-IL-10. Quando da realizaçäo do ensaio com sulfato de aminosidina, no dia 0 a maioria dos pacientes continuavam a apresentar expressäo de mRNA para IL-4, INF-y....(au)

More related