Colectomia total e ileopapilorretoanastomose término-terminal ou por telescopagem

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

No estudo experimental aqui apresentado, submetemos 20 cäes à ligadura do ramo terminal da artéria ileal.

Os animais foram divididos em dois grupos:

A (10 cäes) e B (10 cäes), que foram observados e sacrificados, após 48 e 96 horas, respectivamente. Todo o segmento ileocecal foi retirado para estudo macro e microscópico do íleo terminal e da papila ileocecal. Pudemos verificar que a ligadura arterial näo comprometeu a viabilidade do íleo terminal e da papila ileocecal. O aspecto microscópico do íleo terminal após 96 horas, mostrou-se normal em 70 por cento. O aspecto microscópico da papila ileocecal após 96 horas, mostrou-se normal em 90 por cento. No plano clínico estudamos 12 pacientes submetidos à colectomia total e anastomose ileorretal preservando-se a papila ileocecal (ileopapilorretoanastomose).

Os pacientes foram divididos em dois grupos:

A (seis pacientes) foi realizada uma telescopagem ileorretal e no grupo B (seis pacientes) uma anastomose ileopapilorretal término-terminal. No grupo A optou-se pela mucosectomia parcial em dois pacientes e total em um; no grupo B optou-se pela mucosectomia parcial em um paciente. Os pacientes foram observados após sete, 15, 40, 60 e 365 dias quando procuramos avaliar: número de evacuaçöes diárias; aspecto macroscópico do períneo; aspectos macro e microscópico das mucosas do reto, íleo terminal e da papila ileocecal e aspectos radiológicos da anastomose ileorretal...

More related