Avaliaçäo da resistência a inseticidas em populaçäo de Culex quinquefasciatus (Diptera: Culicidae) do Rio Pinheiros (Säo Paulo, Brasil)

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Mostra o surgimento de resistência na populaçäo de Culex quinquefasciatus do rio Pinheiros (linhagem PIN) aos organofosforados malation (3,2 vezes), fenitrotion (11,2 vezes) e ao carbamato propoxur (3,0 vezes) quando comparados à linhagem suscetível IAL. O principal mecanismo bioquímico da resistência é a elevaçäo dos níveis de atividade de esterases. Há também uma mudança no padräo eletroforético destas esterases na linhagem PIN, mostrando duas bandas intensamente coradas. Além das esterases, o alelo resistente da acetilcolinesterase (Ace.1r) está presente, ainda que em baixa freqüência (0,12. Essa baixa freqüência indica a existência de outro mecanismo bioquímico que colabore para a resistência apresentada ao propoxur, provavelmente o de oxidases de múltipla funçäo. Após um ano, outra amostra da mesma populaçäo foi coletada (PIN2). A atividade de esterases foi medida e a freqüência dos alelos Ace.1 determinadas. Os resultados mostraram um aumento da atividade de a-esterases e uma diminuiçäo na de B-esterases, ambos estatisticamente significantes a=0,05). A freqüência do alelo Ace1r aumentou de 0,12 para 0,17, diferença também estatisticamente significante, o que demostra uma seleçäo favorável para as a-esterases e a forma insensível da acetilcolinesterase. A suscetibilidade desta populaçäo a permetrina indica a classe dos piretróides como alternativa na eventual necessidade de mudança dos compostos empregados no controle

More related