O elemento psychico no trabalho humano: a liga brasileira de higiene mental e o processo de produçäo discursiva do campo trabalho e higiene mental no Brasil entre 1925 e 1934

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Analisa a produçäo discursiva da psiquiatria higienista brasileira, entre 1925 e 1934, que enfoca, basicamente, as relaçöes entre psiquismo e trabalho humano, a partir da associaçäo entre higiene mental e trabalho. Denominamos trabalho e higiene mental (THM) o campo de saber e de práticas resultante da interseçäo daqueles dois registros. O procedimento de análise foi contruído a partir da associaçäo de elementos da arqueologia do saber e da genealogia do poder, de Michel Foucault. Os Archivos Brasileiros de Hygiene Mental (ABHM) constituem a fonte de textos para exame. A partir desses documentos, que incluem textos médicos, relatórios, atas e anais de reuniöes, assembléias e congressos, realiza a análise dos discursos produzidos pela Liga Brasileira de Hygiene Mental (LBHM) que referem às relaçöes entre tabalho e higiene mental. Busca apontar suas condiçöes de possibilidade histórico-políticas, seus referentes conceituais básicos (incluindo as dimensöes do objeto, do enunciado e da teorizaçäo) e seus objetivos quanto à formaçäo e organizaçäo da força de trabalho industrial emergente além do alvo principal das açöes e dos principais agentes envolvidos no processo, visando responder como essa formaçäo discursiva se constitui e se reproduz.

More related