Efeito da carência protéica na evoluçäo da cicatrizaçäo do cólon distal, no rato: avaliaçäo da força de ruptura, da hidroxiprolina tecidual e estudo anatomopatológico
Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:
No presente trabalho procurou-se avaliar a influência da desnutriçäo protéica na cicatrizaçäo de anastomose do cólon distal em ratos. Para tal, foi utilizado oestudo da força de ruptura, a dosagem do colágeno tecidual (hidroxiprolina/proteína tecidual) e o exame anatomopatológico. Foram utilizados 360 ratos distribuídos, por sorteio, em 4 grupos, assim constituídos: Grupo I - dieta-controle; Grupo II - dieta hipoprotéica; Grupo III - dieta-controle e cirurgia; Grupo IV - dieta hipoprotéica e cirurgia. Os animais dos grupos I e III receberam dieta contendo 20 por cento de caseína e, os dos grupos II e IV, com 2 por cento de caseína. Após um período de 21 dias, um lote de animais de cada grupo foi sacrificado para avaliaçäo dos parâmetros mencionados anteriormente, sendo este momento caracterizado como MO. Os demais animais dos grupos III e IV foram submetidos a anastomoses do cólon distal. Tanto os animais dos grupos GI e GIII como os dos grupos GII e GIV, continuaram a receber as respectivas dietas durante período de mais de 21 dias.