Avaliaçäo das habilidades fonológicas de disléxicos do desenvolvimento

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Avalia disléxicos do desenvolvimento e analisa, segundo a neuropsicologia e o modelo de dupla rota de leitura, se déficits fonológicos säo os fatores causais do atraso na leitura e na escrita dessas crianças. Os Ss säo 14 disléxicos das terceiras e quartas séries do primeiro grau, que freqüentam as salas de recursos de Maringá-PR, com idade média de 11 anos e 8 meses, Q.I. total médio de 87,14 na WISC e atraso de, pelo menos, 2 anos na leitura e na escrita. Emparelha os Ss a 2 grupos de leitores fluentes, respectivamente, por nível de leitura e QI, e idade cronológica e QI. Participam, também, 2 grupos de controle formados pelos demais alunos das terceiras e quartas séries atendidos em sala de recursos: 23 alunos com problemas gerais de aprendizagem e 9 deficientes mentais.

Aplica 5 provas para a investigaçäo das habilidades fonológicas:

leitura e escrita de palavras reais e inventadas, uso de códigos fonológicos na memória de curto prazo, velocidade de nomeaçäo, categorizaçäo de palavras quanto aos sons e memorizaçäo de material linguístico e näo-linguístico. Faz o emparelhamento dos Ss através da Análise de Variância (ANOVA). Os resultados apontam nos deficientes mentais e alunos com problemas de aprendizagem, atraso no desenvolvimento das habilidades fonológicas. Constata que os disléxicos do desenvolvimento apresentam atraso no desenvolvimento da escrita, da consciência fonológica e da memória verbal, prejuízo no uso da via sublexical de leitura e utilizam códigos fonológicos na memória a curto prazo, mas näo a estratégia de ensaio como recurso mnêmico. Conclui que as dificuldades de leitura das crianças disléxicas decorrem de déficits fonológicos

More related