Psicologia na formaçäo médica: subsídios para prevençäo e trabalho clínico com universitários

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O estudo vincula-se à estruturaçäo de um serviço de atendimento psicológico a alunos de medicina e está dividido em duas partes. O Estudo I tem por objetivo identificar e descrever dificuldades experimentadas por alunos no decorrer do curso e estratégias utilizadas para enfrentá-las. Procura identificar também, sintomas de depressäo, problemas mais freqüentes e estratégias de enfrentamento, sintomas de ansiedade generalizada e ansiedade e depressäo frente a situaçäo clínicas. No Estudo I os Ss (N=118) säo alunos da primeira a sexta série de uma faculdade estadual do inteior de Säo Paulo, 56 do sexo masculino e 62 do sexo feminino que respondem a instrumentos de auto-relato no início e fim do ano letivo.

Obtém os dados através de diversos instrumentos utilizados no estudo:

Inventário Becker de Depressäo (BDI); Prova de Kruskal-Wallis; Prova de Mann Whitney. Os resultados indicam presença significante de sintomas de depressäo nos primeiros anos (início do ano). A avaliaçäo de ansiedade indica escores médios acima dos obtidos por populaçöes normais. Algumas situaçöes clínicas preocupam a amostra estudada. As principais dificuldades estäo relacionadas a desempenho acadêmico, adaptaçäo ao novo estilo de vida, ansiedade social, manejo adequado do tempo e problemas de relacionamento. Identifica estratégias de enfrentamento utilizadas. O Estudo II é o relato de um caso de depressäo, de uma aluna no início do curso, atendida dentro do modelo cognitivo-comportamental. Do estudo consta ainda uma avaliaçäo do serviço de atendimento individual ao aluno que a instituiçäo oferece ao corpo discente, através de questionário respondido anonimamente por ex-usuários do serviço. Os resultados do Estudo II indicam a utilidade do serviço de atendimento individual. Conclui que dificuldades enfrentadas no decorrer do curso podem ter impacto negativo sobre o funcionamento pessoal e o futuro profissional, indicando necessidades de atendimento individual e programas preventivos em momentos críticos do curso

More related