Ensino e estágio em psicoterapia no Brasil: destaque para psicoterapia breve psicodinâmica

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Estuda o ensino e estágio das psicoterapias e psicoterapia breve psicodinâmica (PBP) nas universidades brasileiras. Os Ss säo 31 dirigentes e 97 supervisores/docentes, ambos os sexos, 36 a 40 anos, nível de formaçäo em especializaçäo. Foram enviados pelo correio questionários. Pela análise dos dados, os estágios têm duraçäo de um ano, carga de 60 a 180 horas, tem início no nono semestre, com supervisöes de duas a cinco horas semanais, tem por base a psicopatologia e TEAP. O aluno atende (um a dois casos) no ano letivo, na semana. O atendimento é individual infantil e adulto, gratuito. Estagiário e supervisor näo observam as sessöes.

É usado em PBP:

foco selecionado, objetivos, testes e técnica verbal. O diagnóstico vai de 3 a 4 sessöes, o tratamento de 6 a 15 e 4 no término. Dura de 13 a 20 sessöes (três a seis meses). As supervisöes säo em grupo (seis a dez), com entregas de relatórios semanais. O supervisor avalia atitudes e atividades do estagiário, em momentos definidos pelas instituiçöes. As dificuldades pessoais dos alunos säo consideradas nas supervisöes, näo é exigida análise pessoal, se ocorrer, indicam (fora da instituiçäo).

Como conclusäo geral verificou:

falta de critérios no ensino e estágio em psicoterapia, no uso das técnicas de supervisäo e avaliaçäo

More related