Fragmentaçäo do sono e adaptaçäo ao trabalho noturno

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Realiza um estudo de uma possível estratégia de adaptaçäo ao débito de sono provocado pelo trabalho noturno em uma populaçäo de mulheres:

a fragmentaçäo do sono, ou seja, a realizaçäo de mais de um episódio de sono ao longo das 24 horas. A princípio, foram identificadas trabalhadoras que se auto-avaliaram como bem adaptadas ao esquema de trabalho. A avaliaçäo da adaptaçäo foi realizada através de um formulário constituído a partir dos depoimentos das próprias trabalhadoras acerca do impacto do trabalho noturno. O acompanhamento do ciclo vigília-sono das trabalhadoras, por dez semanas consecutivas, através de protocolos de atividades preenchidos por elas, permitiu identificar aquelas que fragmentavam o sono e posteriormente confrontar esse resultado com a auto-avaliaçäo da adaptaçäo das trabalhadoras. Nessa última etapa, a amostra desse estudo consistia de 24 mulheres que trabalhavam em uma indústria farmacêutica de segunda a sexta-feira das 22:00 às 06:00. Na ocasiäo da pesquisa elas tinham entre 20 e 40 anos de idade. Para verificar a influência da fragmentaçäo regular do sono foi realizado um segundo estudo, em laboratório, onde foi possível controlar a fragmentaçäo do sono. Neste estudo, foram avaliados sujeitos submetidos a um regime simulado de emergência de trabalho, envolvendo drástica reduçäo do sono. Esta avaliaçäo foi realizada com voluntários submetidos a uma fragmentaçäo forçada de sono. Os resultados do estudo em laboratório mostraram que a fragmentaçäo regular do sono näo causa sonolência maior do que um único episódio de sono. O estudo no campo revelou que para a maioria das trabalhadoras que dormem mais de um episódio de sono ao longo das 24 horas e que se auto-avaliam como bem-adaptadas, a fragmentaçäo do sono pode ser interpretada como uma estratégia de adaptaçäo. Entretanto, há trabalhadoras que apesar de se auto-avaliarem como bem-adaptadas näo fragmentam o sono

More related