Exposiçäo ocupacional ao benzeno: o ácido trans-trans-mucônico como indicador biológico de exposiçäo na indústria de refino do petróleo

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Foram avaliados 78 trabalhadores de uma refinaria de petróleo, quanto à exposiçäo ocupacional ao benzeno.

A avaliaçäo consistiu na monitorizaçäo ambiental e biológica de trabalhadores de dois setores operacionais da refinaria:

Unidade de Reforma Catalítica e Setor de Qualidade (Laboratório de Controle de Qualidade). Trabalhadores de dois departamentos administrativos também foram monitorados como grupo de controle. A monitorizaçäo ambiental foi realizada através da utilizaçäo de monitores passivos para vapores orgânicos, dispostos como dosímetros de lapela, em todos os trabalhadores amostrados, durante suas respectivas jornadas de trabalho. Foram coletadas amostras de urina, ao término do turno de trabalho, desses mesmos trabalhadores, como estratégia de monitorizaçäo biológica, para a determinaçäo de um metabólito näo fenólico de benzeno - o Acido trans, trans-Mucônico. A média geométrica das concentraçöes médias do benzeno ponderadas pelo tempo (Cmpt), apresentada pelos Técnicos de Química do Setor de Qualidade (0,15 ppm), mostrou-se significativamente superior (p<0,0001) em relaçäo a média obtida no grupo de Operadores de Processo da Unidade de Reforma Catalítica (0,02 ppm). Quanto aos níveis urinários do ácido trans, trans-mucônico, observou-se que a média (233 ug/g creatinina) entre os técnicos do setor de qualidade foi maior do que duas vezes a média (95 ug/g creatinina) verificada entre os operadores da unidade de reforma catalítica (p<0,0005). Demonstrou-se uma boa correlaçäo linear, após transformaçäo logarítmica dos resultados, entre as concentraçöes ambientais do benzeno e os níveis urinários do ácido trans, trans-mucônico, com um coeficiente de correlaçäo de Pearson de 0,083. Os níveis urinários do ácido trans, trans-mucônico, em torno de 200 e 400 ug/g de creatinina, corresponderam a exposiçöes ambientais de benzeno da ordem de 0,1 e 0,5 ppm, respectivamente. Portanto, o ácido trans, trans-mucônico mostrou-se um promissor indicador biológico para as exposiçöes ocupacionais a baixas concentraçöes ambientais do benzeno, incluindo as inferiores a 0,5 ppm.

More related