Estudo da estabilidade de uma formulaçäo na forma gel, veiculando o extrato fluido de Casearia sylvestris Sw., Flacourtiaceae ("guaçatonga")
Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
A Casearia sylvestris Swartz, da família Flacourtiaceae, popularmente conhecida como "guaçatonga" é extremamente difundida na medicina popular, atribuindo-lhes propriedades medicinais como anti-sépticas, anti-virais, anti-úlcera e cicatrizantes. Atualmente é uma planta que vem sendo amplamente estudada, do ponto de vista botânico, fitoquímico e farmacológico, na tentativa de encontrar respaldo científico para este emprego diversificado. Esta planta está oficializada na Farmacopéia Brasileira de 1929, com a sinonímia de "herva de bugre", e os dados constantes säo as descriçöes macroscópicas e microscópicas da folha. Devido ao principal emprego terapêutico ser a nível tópico, o presente trabalho desenvolveu um medicamento fitoterápico compatível à esta via, escolhendo-se, deste modo, a forma gel. Os estudos iniciaram-se no controle farmacognóstico da droga, matéria-prima, associados aos estudos dos componentes intermediários da formulaçäo, até o produto acabado, priorizando-se as normas atuais vigentes no Brasil, para os medicamentos fitoterápicos, a Portaria SVS nº 06 de 31.01.95...