Avaliaçäo da prevalência e etiologia das disfunçöes craniomandibulares em estudantes universitários e pré-universitários da cidade de Bauru-SP

Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a prevalência de disfunçöes craniomandibulares (DCM) em estudantes de cursos pré-universitários (Grupo I) e universitários (Grupo II) da cidade de Bauru-SP. Foi analisada, também, a participaçäo dos fatores psicológicos e oclusais como agentes etiológicos das DCMs. Utilizou-se uma amostra de 310 estudantes, avaliados através de um questionário anamnésico, exame oclusal, palpaçäo muscular e das ATMs.

O grau de DCM foi obtido através dos valores do questionário anamnésico e os estudantes foram classificados em quatro categorias:

ausência de DCM, DCM leve, DCM moderada e DCM severa. Através da análise estatística, observou-se a relaçäo entre a presença e o grau de DCM e os aspectos oclusais, psicológicos, sensibilidade à palpaçäo, entre outros. Dentre as conclusöes, pôde-se ressaltar que: 1) a prevalência de DCM foi de 49,35 por cento (DCM leve), 10,32 por cento (DCM moderada) e 0,97 por cento (DCM severa); 2) as mulheres apresentaram uma prevalência de DCM maior que os homens; 3) näo houve diferenças significantes entre os grupos estudados (em relaçäo à condiçäo estudantil); 4) a oclusäo näo demonstrou participaçäo na presença ou severidade da DCM e 5) a palpaçäo muscular mostrou-se efetiva na detecçäo de DCM. Tais resultados demonstraram que, de acordo com a metodologia utilizada, apesar da prevalência ser relativamente alte, a necessidade de tratemnto (DCM moderada e severa) para o grupo estudado foi de 11,29 por cento. Mais estudos säo necessários para se detectar a exata participaçäo de cada fator etiológico da DCM, a fim de se criar programas de prevençäo e controle

More related