Análise da influência do reaquecimento dos moldes de alguns materiais elastométricos, através de tróqueis de gesso

Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este estudo foi desenvolvido para verificar as alteraçöes dimensionais de troquéis de gesso tipo IV, obtidos a partir de seis materiais elastoméricos (Provil-H, Xantopren, Silon F, Permlastic, Unilastic e Impregum), variando-se a espessura desses materiais (1 e 4 mm), assim como a temperatura no ato do vazamento (22 e 37ºC). Um troquel padräo metálico de aço inoxidável, de formato cônico, foi moldado utilizando-se um dispositivo especialmente construído para esta finalidade, obtendo-se assim 15 moldes com cada material: os vazamentos foram efetuados com gesso tipo IV, sendo 5 moldes de cada material obtidos e vazados a 37ºC, e outros 5 de cada material obtidos a 37ºC e vazados a 22ºC. Os diâmetros cervical, médio e oclusal foram medidos ao microscópio comparador e estas medidas equiparadas àquelas do troquel padräo.

Após análise estatística foi possível concluir que:

- A espessura do material de moldagem influi negativamente na fidelidade do molde independente do material e temperatura utilizados. - O reaquecimento dos moldes a 37ºC possibilitou a obtençäo de troquéis de gesso mais fiéis quando equiparados àqueles obtidos à temperatura ambiente (22 ñ 2). - O Permlastic (mercaptana) foi o material que melhor comportamento apresentou entre os materiais testados, seguido pelo Impregum (poliéter) e Provil-H (silicona)

More related