Avaliaçäo da resistência ao cisalhamento em dentina de cimentos de ionômero de vidro, convencionais e modificados com resina e uma resina composta, variando-se os sistemas adesivos e a técnica de secagem da dentina

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este trabalho tem o objetivo de avaliar a resistência ao cisalhamento em dentina de cimentos de ionômero de vidro convencionais e modificados, empregando-se três sistemas adesivos e duas técnicas de secagem da dentina.

Os materiais utilizados foram:

um cimento de ionômero de vidro convencional (Chelon-fil - ESPE), um cimento de ionômero de vidro modificado com resina (Vitremer - 3M), um "compômero" ou resina composta modificada com poliácidos (Dyract - Dentsply) e uma resina composta (TPH Dentsply). No trabalho foram utilizados pré-molares e molares humanos extraídos, que tiveram uma de suas superfícies proximais desgastadas até se obter uma superfície plana em dentina. Os espécimes foram divididos em 4 grupos experimentais. No grupo 4.3.1., a dentina foi condicionada com o adesivo próprio indicado pelo fabricante do material restaurador; no grupo 4.3.2., a dentina foi condicionada com um sistema adesivo experimental Gluma C; no grupo 4.3.3., a dentina foi condicionada com o sistema adesivo Prime & Bond 2.0 (Dentsply); e no grupo 4.3.4., a dentina foi condicionada com o sistema adesivo Scotchbond MP (3M). A técnica de secagem da dentina utilizada foi jato de ar por 5 segundos, considerada técnica seca, e lenço de papel aplicado duas vezes sobre a dentina, considerada técnica úmida. Os materiais foram utilizados de acordo com as instruçöes dos fabricantes e os espécimes armazenados em água desionizada por 24 horas. Após esse período, foram levados a uma máquina universal de testes, para avaliaçäo da resistência adesiva ao cisalhamento. A análise estatística mostrou que os sistemas adesivos podem melhorar significativamente a força de uniäo dos cimentos utilizados, exceto para o C.I.V. convencional. Para o cimento Dyract, a melhor combinaçäo foi a do adesivo próprio na técnica úmida, que apresentou o maior resultado, de 23,36MPa. Os resultados com cimento Vitremer, utilizando-se os sistemas adesivos Prime & Bond 2.0 e o adesivo experimental Gluma C, foram de 16,45MPa e 13,58MPa, respectivamente. Esses adesivos melhoraram significativamente a adesäo quando comparados com o adesivo próprio. O trabalho concluiu que os sistemas adesivos aumentaram a resistência adesiva dos cimentos de ionômero de vidro modificados, e que este aumento é tanto maior quanto maior for a quantidade do componente resinoso do material. Com relaçäo à técnica de secagem da dentina, a técnica úmida foi significativamente melhor que a técnica seca (p<0,01)

More related