Lesöes periapicais crônicas: inter-relacionamento histopatológico, radiográfico e clínico dos insucessos endodônticos

Publication year: 1990
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:

As periapicopatias, decorrentes dos insucessos endodônticos, foram estudadas através dos exames clínico, radiográfico e histopatológico de 150 lesöes periapicais. O estudo inter-relaciona os dados obtidos entre si e com os diagnósticos histopatológicos. Parâmetros como dor, tumefaçäo, fístula, mobilidade dentária, lesäo periodontal, fratura radicular, cirurgia anterior, reabsorçäo radicular, qualidade da obturaçäo dos canais radiculares e fenômenos histopatológicos como reaçäo inflamatória aguda exsudato purulento e fibrosamento säo estudados. Os resultados obtidos foram processados por sistemas informatizados e säo apresentados em tabelas e gráficos.

As conclusöes da pesquisa mostraram que nas lesöes periapicais crônicas:

a maior incidência foi de granulomas (63,3 por cento), depois os cistos (16,7 por cento); a dor esteve presente em 50 por cento do grupo testado; o diagnóstico final independeu do tamanho das periapicopatias; a tumefaçäo predomina nos granulomas; em todos os tipos e tamanhos de lesöes observaram-se fístula e reabsorçäo radicular; o exame histopatológico é relevante para estabelecer o diagnóstico e análise do processo evolutivo das periapicopatias

More related