Análise comparativa da biocompatibilidade de materiais cerâmicos diversos em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos (Rattus Noovergicus - var. Albinus Rodentia Mammalia)
Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Este estudo foi realizado com o objetivo de se comparar as respostas biológicas induzidas por vários materiais implantados no tecido conjuntivo subcutâneo de ratos. Nesta pesquisa, foram implantadas cerâmicas fosfato de cálcio como Interpore-200 (HA), Biopatite (HA) e uma HA fabricada no Depto de Bioquímica da FOB-USP (HA-BIOQ). Também, implantou-se esponja de P.V.C. (como um controle positivo, capaz de induzir reaçäo granulomatosa) e esmalte dental humano, que é composto quase que exclusivamente por HA (98 por cento). O esmalte, em particular, foi utilizado em duas formas: uma particulada, que recebeu o nome de "esmalte granulado", e outra forma em pó, que recebeu o nome de "esmalte pó". Cinquenta animais foram utilizados no experimento, divididos por 5 grupos: Grupo I - 10 animais receberam Interpore-200, Biopatite e HA-BIOQ, e deixados implantados por 30 dias; Grupo II - 10 animais receberam esponja de P.V.C., esmalte granulado e esmalte pó, e deixados por 30 dias; Grupo III - 10 animais receberam Interpore-200, Biopatite e HA-BIOQ e deixados por 60 dias; Grupo IV - 10 animais receberam esponja de P.V.C., esmalte granulado e esmalte pó e deixados por 60 dias; Grupo V - 10 animais receberam Interpore-200, Biopatite e HA-BIOQ e deixados por 12 meses. Após os períodos experimentais, as biópsias colhidas foram processadas histotecnicamente e dois tipos de análises foram realizadas: qualitativa (histopatológico) e quantitativa (volumetria de pontos). Os resultados do exame histopatológico indicaram de modo geral que em 30 dias (Grupos I e II) nenhum material exibia reaçäo inflamatória aguda, embora pudesse ser presenciado alguns resquícios desta reaçäo inicial. Houve a presença de macrófagos e células gigantes de forma discreta à moderada, exceto nos casos de esponja de P.V.C. e do esmalte em pó, onde o quadro foi intenso. Nestes casos houve a formaçäo de uma reaçäo granulomatosa sendo que para o esmalte em pó ocorreu um granuloma tipo imunológico, provavelmente pela existência de material orgânico nas partículas e pela maior área de contato destas com o tecido conjuntivo subcutâneo. A fibrose foi muito discreta, assim como a presença de linfócitos e a reaçäo vascular. Com 60 dias (Grupos III e IV) o infiltrado inflamatório de modo geral regrediu, exceto para os casos de esponja de P.V.C. e esmalte em pó. A Biopatite também apresentou grande quantidade de macrófagos e células gigantes em comparaçäo com o Interpore-200 e a HA-BIOQ...