Avaliaçäo objetiva (espectrofotometria) e subjetiva (visual) das alteraçöes no brilho de quatro ligas metálicas odontológicas (ouro, níquel-cromo, cobre-alumínio e amálgama), mantidas no meio bucal por 6 meses
Publication year: 1986
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Neste estudo foram utilizadas quatro ligas metálicas, sendo uma liga de ouro tipo IV que serviu como controle, uma liga de cobre-alumínio, uma liga de níquel-cromo e uma liga para amálgama. Padröes em forma de discos com 6 mm de diâmetro e 2 mm de espessura foram fundidas e sofreram acabamento pelos métodos convencionais após inclusäo em blocos de resina acrílica. O aspecto das peças foi avaliado clinicamente em uma escala de 0 a 3, quanto a ocorrência de manchas, brilho e descoloraçäo, sendo posteriormente avaliadas em um espectrofotômetro utilizando-se mudanças cromáticas na luz a fim de quantificar a refletância superficial. As peças foram fixadas na regiäo posterior da face vestibular de dentaduras superiores de pacientes, tendo suas características superficiais novamente analisadas depois de um, três e seis meses, com o propósito de observar o comportamento clínico das ligas.