O estado nutricional da vitamina A em pacientes portadores de de doença pulmonar obstrutiva

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Um conjunto de dados epidemiológicos, clínicos e experimentais permitiram levantar a hipótese de que pacientes com DPOC apresentam deficiência de vitamin A. Nesta linha, o objetivo principal deste trabalho consistiu na avaliaçäo do estado nutricional da vitamina A em pacientes em DPOC. Para a avaliaçäo, analisamos as várias fases do metabolismo da vitamina A, desde a ingestäo até os órgäos alvo: ingestäo alimentar, digestäo, captaçäo hepática de quilomícrons, transporte de ésteres retilínicos e de retinol no soro e a captaçäo celular da vitamina.

Os seguintes métodos foram utilizados para o estudo das fases descritas:

inquérito alimentar pela técnica do questionário de freqüência; determinaçäo, no soro, de ésteres retilínicos e retinol (antes e após dose teste com vitamina A), a-caroteno, ß-caroteno, u-tocoferol, RBP e TTR; e os índices de obstruçäo pulmonar, antes e após suplementaçäo com vitamina A. Com objetivos secundários, analisou-se o estado da vitamina A em fumantes habituais, em fumantes com doença pulmonar obstrutiva leve e em pacientes com DPOC com exacerbaçäo do quadro respiratório. Procurou-se verificar a existência de associaçäo entre o estado da vitamina A e o grau de obstruçäo pulmonar e a atividade inflamatória. Por último, analisou-se a resposta das provas de funçäo pulmonar, nos pacientes com DPOC leve, à suplementaçäo de vitamina A. Para este objetivos, foram empregados os seguintes métodos, alé dos citados acima: questionário relacionado com o fumo e as provas laboratoriais relacionadas com a fase aguda. Para satisfazer os objetivos do trabalho, foram estudados na avaliaçäo transversal: um grupo de doentes com DPOC clínica e estável (GIV) (sexo masculino, n=7, idade 63,6 ñ 5,9 anos);...

More related