Estudo experimental da regeneraçäo nervosa nos nervos ciático e facial em ratos: açäo do ácido n'acetil-neuramínico

Publication year: 1988
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Com o objetivo de produzir um modelo para estudar a regeneraçäo nervosa no nervo ciático e facial do rato foram empregados 179 animais, distribuídos em grupos nos quais se procurou estudar: a) o uso dos fios de ácido poliglicólico e mononylon monofilamentar; b) comparar a injeçäo intraperitoneal de gangliosídeos e intramuscular, em animais submetidos à compressäo e neurorrafia perineural; c) comparar os resultados obtidos no nervo ciático após compressäo, compressäo e injeçäo IP de gangliosídeos, neurorrafia perineural e neurorrafia perineural mais gangliosídeos; d) comparar os resultados obtidos no nervo facial após compressäo, compressäo e injeçäo IP de gangliosídeos.

Foram utilizados para a caracterizaçäo da degeneraçäo e regeneraçäo nervosa os seguintes parâmetros:

neuroma, reaçäo granulomatosa, desestruturaçäo axonal, fibrose, hiperplasia celular, vacuolizaçäo e reaçäo inflamatória no segmento distal. Após estas observaçöes histopatológicas, os resultados foram tabulados em uma escala semi-quantitativa de zero a três, com valores crescentes para as alteraçöes histopatológicas, correspondendo o zero a tecido neural normal. O fio de ácido poliglicológico mostrou que provocava menos alteraçöes histopatológicas no sítio da anastomose, com reabsorçäo dos mesmos, menor reaçäo granulomatosa e fibrose e conseqüentemente menor desestruturaçäo axonal. A comparaçäo de injeçäo intraperitoneal e intramuscular de gangliosídeos exógenos mostrou para os grupos em que foi efetuada a compressäo nervosa diferenças estatisticamente significantes favoráveis à injeçäo intraperitoneal devido, provavelmente, à reaçäo inflamatória linfoplasmocitária no segmento distal. Quanto aos grupos representados na tabela 3 e 4 (nervo ciático e facial), os resultados demonstraram que a injeçäo intraperitoneal de gangliosídeos näo acelerava a regeneraçäo nervosa, tanto para os grupos compressäo como para neurorrafia perineural. Assim, os resultados obtidos com a metodologia proposta apesar de serem inerentes a ela, mostraram que a injeçäo de gangliosídeos exógenos näo aumentava ou acelerava a regeneraçäo nervosa do rato, os resultados obtidos assemelham-se aos de outros autores, em diferentes animais.

More related