Paracoccidioidomicose pulmonar do camundongo

Publication year: 1986
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O presente trabalho teve como objetivo inicial o estabelecimento de pneumonite de hipersensibilidade (PH) em camundongos desafiados com antígenos do P. brasiliensis. Em complementaçäo, estudou-se a açäo de imunizaçäo prévia sobre o padräo evolutivo da Pbmicose pulmonar do camundongo. Para a consecuçäo dos objetivos, foram realizadas as seguintes etapas: A. Estabelecimento de esquema de imunizaçäo indutora de resposta imune celular. O melhor esquema foi a injeçäo semanal subcutânea de antígeno bruto do P. brasiliensis, durante 4 semanas, utilizando-se os animais uma semana após a última dose imunizante. A imunizaçäo foi avaliada pelo teste do coxim plantar (TCP), produçäo de MIF por células de baço e pela imunodifusäo dupla em gel de ágar (ID) para medida da anticorpogênese específica. B. Pneumonite de hipersensibilidade e antígenos do P. brasiliensis. Foram utilizados 250 camundongos suíços brancos, fêmeas, com 4 semanas de idade, divididos em dois grupos: imunizado e näo imunizado. A pneumonite foi produzida injetando-se, por via it, dois tipos de antígenos: solúvel (AgPbP) na dose de 150µg de proteínas e particulado (AgPbP) na dose de 150 µg de fungos (peso seco). Os animais desafiados foram estudados morfologicamente pela microscopia óptica nos períodos de zero, 3, 12, 24, 48 e 72h e pela microscopia eletrônica nos períodos de 24 e 48 h. No grupo imunizado, a imunidade celular, medida pelo TCP, foi avaliada nos períodos de 24, 48 e 72h, e a imunidade humoral, medida pela ID, nos períodos de 3, 24, 48 e 72h. No grupo näo-imunizado, os anticorpos foram medidos nos períodos de 3 e 48h. A distribuiçäo e o destino dos antígenos injetados foram estudados por imunofluorescência indireta nos pulmöes e linfonodos traqueobrônquicos, nos períodos de 3, 24 e 48h. C. Paracoccidioidomicose pulmonar em camundongos previamente imunizados. para infecçäo, utilizamos 63 camundongos suíços brancos, machos, com 2 meses de idade.

Os animais foram divididos em dois grupos:

imunizados (28 animais) e näo-imunizados (35 animais). A imunizaçäo foi realizada como no experimento precedente, infectando-se os animais 1 semana após a última dose imunizante. A infecçäo foi produzida injetando-se 0,05 ml de suspensäo de leveduras com 7 dias de cultura (10(5) fungos). O estudo histopatológico dos pulmöes e linfonodos...

More related