Efeitos de métodos de conservaçäo sobre conjunto miotendinoso isolado de coelho: estudo biomecânico

Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader: Hossne, William Saad

Foram submetidos a ensaios mecânicos de traçäo axial 78 conjuntos miotendinosos isolados do Extensor Digitorum Longus de coelhos (CMT). Trinta e nove foram analisados a fresco e seus 39 pares foram submetidos, durante sete dias, aos seguintes métodos de conservaçäo: 1) formalina 10 por cento; 2) soluçäo isotônica de cloreto de sódio 0,9 por cento e a 4ºC; 3) embalagem em papel-alumínio e a -20ºC e 4) embalagem em papel-alumínio e a -180ºC.

As variáveis estudadas foram:

1) peso do CMT - antes e depois da conservaçäo; 2) carga suportada no limite de resistência; 3) deformaçäo apresentada no limite de resistência e 4) ponto de ruptura do cinjunto, à traçäo. Discutem-se as particularidades metodológicas de ensaios mecânicos com corpos de prova biológicos (especialmente tecidos moles). Os resultados obtidos foram correlacionados com os métodos de conservaçäo utilizados. Com a metodologia empregada foi possível concluir que a formalina 10 por cento näo modifica as características mecânicas do CMT; os métodos de resfriamento e congelamento alteram significativamente as propriedades mecânicas dos conjuntos; e o ponto frágil do sistema estudado é a interface miotendinosa, proximal ou distal.

More related