Avaliaçäo da abertura bucal dos pacientes com fratura do côndilo mandibular tratados pelo método conservador (bloqueio maxilo-mandibular)

Publication year: 1994
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O autor faz um estudo sobre a fratura do côndilo mandibular, avaliando a abertura bucal máxima (distância interincisal) de 12 pacientes adultos, sendo 7 do sexo masculino e 5 do feminino. Na amostra utulizada 11 pacientes tinham fratura unilateral e 1 foi bilateral. Houve uma predominância do sexo masculino sendo a faixa etária de 20-30 anos a de maior frequência. Os pacientes atendidos e tratados eram portadores exclusivamente de fratura de côndilo, näo tendo nenhuma outra fratura associada. Os atendimentos foram realizados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As incidências radiográficas utilizadas foram:

panorâmica e projeçäo de TOWNE. Os pacientes foram submetidos a bloqueio maxilo-mandibular com barras de Erich e bandas elásticas por 4 semanas. Foi utilizado um paquímetro para medir a distância interincisal, de 30 e 60 dias a partir de remoçäo do bloqueio maxilo-mandibular.

O valor da mediana e da média aritmética oriunda das mensuraçöes de 60 dias foram:

Me60 = 43 mm e X60 = 42,9 mm. Este resultado demosntrou que o tratamento conservador (bloqueio maxilo-mandibular) juntamente com a fisioterapia mandibular, foram capazes de restituir a abertura bucal dos pacientes

More related