Eficácia do tratamento conservador nas fraturas do côndilo mandibular em crianças e adolescentes

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Avaliou-se a eficácia do tratamento conservador em fraturas do côndilo mandibular, aferindo a abertura bucal (distância interincisal) de 14 pacientes em fase de crescimento de idade variando entre 7 e 15 anos, sendo que 11 eram do sexo masculino e 3 do sexo feminino, 9 da raça branca e 5 da raça negra e todos os pacientes de nacionalidade brasileira. Os pacientes sofreram fratura unilateral ou bilateral do côndilo mandibular. Os casos apresentados neste trabalho foram atendidos e tratados no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal Souza Aguiar e no Serviço de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Hospital Clementino Fraga Filho - UFRJ. Os pacientes foram submetidos a odontossíntese com barras de Erich e bloqueio maxilo-mandibular com bandas elásticas por 4 semanas, e após remoçäo do bloqueio maxilo-mandibular e da odontossíntese, foi realizada através do paquímetro as mediçöes da abertura bucal (distância interincisal).

Estas mediçöes foram realizadas 30 e 60 dias após iniciada a fisioterapia e o valor da mediana e da média aritmética após os 60 dias foram de:

Me60=43,35mm e X60=43mm. Avaliamos também, alguns fatores como oclusäo, desvio de linha média (laterognatismo) e a formaçäo do côndilo funcional. Em face dos resultados obtidos ficou comprovado que o tratamento conservador foi eficiente e o mais adequado em crianças e adolescentes

More related