Avaliaçäo da resistência adesiva à dentina de materiais à base de ácidos polialcenóicos e polímeros resinosos: efeito da variaçäo morfológica do substrato dentinário
Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Dentre os inúmeros fatores que podem influenciar a qualidade adesiva de sistemas restauradores à dentina, destaca-se a variaçäo morfológica regional desse substrato. Embora o assunto seja alvo de constantes estudos com os sistemas adesivos resinosos, os materiais híbridos de cimento de ionômero de vidro e resina composta carecem de informaçäo específica a respeito. O presente estudo avaliou a influência das diferenças morfológicas da dentina na resistência de uniäo proporcionada por 2 cimentos de ionômero de vidro modificados por resinas Vitremer [VT], (3M) e Fuji II LC [FLC], (GC) e uma resina composta modificada por poliácidos Dyract [DY], (Dentsply). Caninos humanos extraídos receberam um desgaste, de aproximadamente 1,5 mm de espessura, realizado por pontas diamantadas na face vestibular, estendendo-se da borda incisal até próximo do ápice radicular.