Avaliaçäo microscópica da reaçäo do tecido conjuntivo subcutâneo de ratos frente à implantaçäo de cimento para obturaçäo de canal

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O objetivo deste estudo é avaliar o comportamento biológico do cimento endodôntico Sealer 26, por meio da utilizaçao da análise quantitativa computadorizada de imagens. Para tanto, foram empregados 30 ratos (Tattus norvegicus), dos quais 24 eram do grupo experimental e seis do grupo-controle. Tubos de PVC contendo o cimento foram implantados no tecido celular subcutâneo dos animais do grupo experimental, enquanto nos animais do grupo-controle o tubo nao foi preenchido com o cimento estudado. Decorridos dois, 15 e 30 dias, os animais foram sacrificados, as áreas de implante do tubo nao foi preenchido com o cimento estudado. Decorridos dois, 15 e 30 dias, os animais foram sacrificados, as áreas de implante do tubo removidos e preparadas para análise histopatológica. A quantificaçao da resposta tecidual foi realizada pela contagem do núcleo das células inflamatórias e cálculo da área ocupada pelos mesmos.

Os resultados permitiram concluir que:

O cimento endodôntico Sealer 26 é irritante ao tecido conjuntivo subcutâneo do rato. Os aspectos quantitativos da reaçao inflamatória promovida pelo material testado nao se modificam nos intervalos de tempo empregados. O método de análise histopatológica empregado no presente estudo congrega eficácia e objetividade.

More related