Processo de cuidar, uma aproximaçäo á questäo existencial na enfermagem

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Santa Catarina to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O estudo investiga o mundo do cuidar. Busca compreender o processo de cuidar na enfermagem em uma realidade hospitalar, tendo-se como referencial filosófico o pensamento existencial heideggeriano. Na direçao desta perspectiva, estuda o que ocorre no mundo do cuidar, que movimentos lhe dao forma e o que é preciso para que ocorra o encontro entre cuidado (paciente) e cuidante (membros da equipe de enfermagem) neste mundo. Constitui-se em um estudo qualitativo, modalidade pesquisa de campo proposta por Schatzman e Strauss, que utiliza como enstrumentos para coleta de dados a entrevista e a observaçao. Para a interpretaçao utiliza a filosofia hermenêutica de Paul Ricoeur. O estudo se desenvolveu em uma unidade de hemodiálise de um hospital universitário e teve como sujeitos da pesquisa três enfermeiras, três auxiliares de enfermagem e seis pacientes em tratamento dialítico. Considerando existencialmente o processo de cuidar, conclui que ele é algo dinâmico, que se expressa por movimentos em que cuidados e cuidantes, ao se encontrarem, estao sendo uns com os outros no ambiente do cuidar.

Esta é a estrutura existencial do processo de cuidar que compreende as relaçoes ambientais:

organizaçao e gestao do ambiente do cuidar; tecnológicas: processo enfermagem; e pessoais: relaçao cuidado-cuidante, cuidado-família-cuidante, cuidante-cuidante; o modo de Ser-aí cuidado-cuidante: pode ser, sentimentos de angústia e de medo, inautenticidade, o outro, a escuta; caminho do ser - a temporalidade: pode ser/sendo, a esperança; a finitude: autenticidade/inautencidade. Estes constituintes estruturais, com seus elementos, expressam o que é necessário para que se dê o encontro entre cuidado e cuidante no mundo do cuidar. Essa é a compreensao que o estudo apresenta do processo de cuidar na enfermagem, sob o olhar existencial de Heidegger.

More related