Publication year: 1998
Theses and dissertations in Español presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Estuda o problema da violência na Colômbia, e pesquisa sobre os contextos explicativos dos homicídios no país, no período compreendido entre 1975 e 1995. Selecionaram-se três insumos básicos, a saber: uma revisäo analítica do conhecimento disponível sobre as categorias e o tema em estudo; uma ampla informaçäo quantitativa sobre os homicídios e as variáveis selecionadas no país citado e uma entrevista dirigida a um grupo escolhido dos diferentes setores envolvidos.
Apresenta inicialmente três contextos explicativos:
um político, um econômico e um terceiro, cultural. Trabalha-se com a hipótese de que a problemática em estudo pode compreender-se na interaçäo e potencializaçäo de três condiçöes estruturais: iniquidade, impunidade e intolerância, e três processos conjunturais: agudizaçäo do conflito armado que militarizou a política, a emergência e a expansäo do fenômeno narco que tem penetrado em quase todos os espaços da vida social; e as mudanças da concepçäo e as práticas estatais, vinculados ao modelo neoliberal. Tanto a base conceitual acumulada como a informaçäo obtida e a interlocuçäo mantida com o grupo representativo, permitem reafirmar o contexto político - em especial o relacionado com as debilidades, ausências e insuficiências estatais, com a militarizaçäo da política e com a precariedade da organizaçäo social e a participaçäo política dos(as) cidadäos e cidadäes - como o de maior capacidade explicativa e de maior potencialidade nos processos de superaçäo da violência colombiana atual. O contexto cultural - em particular quanto à transiçäo valorativa - níveis de intolerância e impunidade e questionamento da qualidade e cobertura educativas - superou tanto em qualidade explicativa quanto em potencialidade transformadora aos pressupostos preliminares. O contexto econômico, em especial em relaçäo à persistência e incremento da iniquidade na distribuiçäo da riqueza e à complexa e ambivalente relaçäo e açäo frente ao problema marco, teve maior peso e desenvolimento no momento explicativo do que no propositivo. Reafirmam-se a magnitude e a complexidade da violência colombiana, reconhecem-se as possibilidades e limitaçöes da metodologia empregada e do conhecimento e informaçäo disponíveis, e destacam-se vários aspectos que merecem novas e diferentes investigaçöes e formulam-se algumas reflexöes e sugestöes que podem contribuir com a separaçäo do grave problema em questäo.