Divisäo de trabalho: aspectos comportamentais da regulaçäo social de cuidado à prole em Pachycondyla crassinoda latreille, 1802 - (Himenoptera: formicidae: ponerinae)
Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com o objetivo de compreender a estrutura da divisäo de trabalho e a dinâmica das interaçöes entre operárias e prole durante os eventos de cuidado dispensados aos vários estágios de desenvolvimento das formas imaturas, investigamos uma colônia da formiga neotropical Pachycondyla crassinoda instalada em laboratório, em três diferentes condiçöes de ninho. A colônia era composta por um grupo de operárias que denominamos ®Jovens». Eram 7 operárias eclodidas no laboratório, com idades variando de 4 a 7 meses. Um segundo conjunto chamado ®Velhas», integrado por cinco operárias coletadas na natureza e que no momento da coleta dos dados tinham 10 meses de laboratório, além de duas rainhas. Filmamos, transcrevemos e comparamos os desempenhos destes grupos de operárias em três condiçöes de ninho: ninho contendo larva e ovos, Cond. OL; 60h de observaçäo em tempo real, 750 eventos de observaçäo de 5 segundos de duraçäo para cada formiga e 10.500 registros para o conjunto da populaçäo da colônia. Ninho com pupa e ovos, Cond. OP, 56h de observaçäo em tempo real, 699 eventos de observaçäo de 5 segundos de duraçäo para cada operária e 9580 registros para a populaçäo da colônia. E ainda, ninho com larva empupando, Cond. Encasulamento, 50h de observaçöes em tempo real, 469 eventos de observaçäo de 5 segundos de duraçäo para cada operária e 7393 registros para o conjunto dos indivíduos da colônia. A partir destes 27.473 registros de todos os comportamentos que ocorreram dentro dos tubos ninho foi possível elaborar perfis comportamentais para cada uma das operárias.