Andarilhos da imaginaçäo: um estudo sobre loucos de rua
Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
O objetivo geral deste trabalho é o de procurar formular uma teoria acerca do papel do chamado ®louco de rua» no imaginário popular, através da apreensäo do lugar por ele ocupado no conjunto de narrativas que constituem a história e a tradiçäo oral de uma comunidade. A compreensäo de ®loucura» aqui levada em conta baseou-se no pensamento de Foucault, que a vê como um fenômeno determinado historicamente e divide as formas de sua concepçäo no decorrer da história entre as modalidades trágica e crítica, a primeira antecedendo o advento da psiquiatria. O material de pesquisa foi obtido através de duas fontes que, embora distintas, guardam muito contato entre si: 1. a narrativa literária (em poesia e prosa) de uma série de escritores brasileiros; 2. entrevistas com pessoas de uma comunidade. Tanto nas narrativas recolhidas da literatura como naquela dos entrevistados, buscou-se apreender as características das relaçöes que se travam entre louco de rua e a comunidade no espaço do teatro do mundo e detectar-se a maneira como o convívio com o louco toca o imaginário popular e produz efeitos. Nesta linha, procurou-se destacar, no material levantado, as diversas modalidades do relacionamento entre o louco de rua e a cidade para, em seguida, esboçar-se uma teoria dos lugares que se atribuem ao louco e das funçöes que ele acaba por exercer no seio da comunidade. Dito de outra forma, a investigaçäo realizada procurou detectar o espaço mental que o contato com o louco ocupa no cidadäo comum, tanto no plano individual como no coletivo. O trabalho de campo foi realizado na cidade de Cambuí, Minas Gerais, através de entrevistas semi-abertas, com o foco situado nas memórias do entrevistado sobre os loucos de rua da cidade, versando sobre aquilo que ele vivenciou e escutou a respeito de tais pessoas. A escolha dos sujeitos obedeceu ao critério da amostra qualificada e o método adotado foi o do chamado relato oral. A análise do material levantado sobre o louco de rua, entre outras coisas, mostrou-se como uma espécie de remanescente da loucura trágica que, embora tenha escapado à institucionalizaçäo médica, vive sua loucura em uma "ilha" cercada pela concepçäo crítica. A rua (theatrum mundi) seria o espaço por excelência para a possibilidade da experiência da loucura em estado livre, e os efeitos deste fenômeno fazem-se sentir tanto para o louco como para a comunidade, que com ele se relaciona de modo ambivalente